|
|
|
|
|
Quais são as principais aplicações do gás natural?
O gás natural é utilizado em residências, no comércio, em indústrias e veículos e para geração de energia elétrica.O gás natural pode ser usado em vários equipamentos: conheça as aplicações do gás natural em residências e em comércios.
Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, geração de frio, eletricidade e de força motriz, como matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes, e como redutor siderúrgico na fabricação de aço.
Na área de transportes, é utilizado em ônibus e automóveis, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o álcool. Saiba mais sobre o gás natural veicular.
- Gás natural e gás de botijão (GLP) são a mesma coisa?
Não, suas composições são bem diferentes. O gás de botijão (GLP, ou Gás Liquefeito de Petróleo), composto basicamente por propano e butano, é altamente inflamável e mais pesado do que o ar. Em caso de vazamento, o GLP pode repelir o oxigênio e causar asfixia. O gás natural é composto principalmente por metano e etano. Por ser mais leve que o ar, o gás se dissipa com mais facilidade em caso de vazamento, sendo assim mais seguro.
- Qual é a reserva e a produção de gás natural no Brasil?
A reserva total de gás natural do Brasil, segundo o relatório "Quantifying Energy - BP Statictical Review of World Energy 2006", é de 0,33 trilhões de metros cúbicos de gás natural. Este volume representa 0,2% do total das reservas mundiais de gás natural. A soma das reservas provadas nas Américas do Sul e Central representa 3,9% do total das reservas mundiais. Segundo informações da ANP (Agência Nacional de Petróleo), a produção de gás natural no Brasil em 2005 foi de 17,699,201 mil m3. Segundo a Abegás, entidade que reúne as empresas de distribuição de gás natural canalizado, a média de gás natural comercializado no Brasil no mesmo ano foi de 40,2 milhões de m3 por dia.
- O gás natural utilizado como combustível causa danos ao meio ambiente?
Em todo o mundo, o gás natural é considerado um combustível ecologicamente amigável exatamente por sua característica de baixa emissão de poluentes, uma vez que sua queima é quase total, tanto nos motores dos veículos como nos fornos e caldeiras industriais. Atualmente, as políticas governamentais vêm incentivando sua adoção nas frotas de transporte coletivo como forma de melhorar a qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos.
- Qual a área total do gasoduto Bolívia-Brasil e quais as informações principais sobre a obra?
O gasoduto Bolívia-Brasil tem 3.150 km de extensão, sendo 557 km na Bolívia e 2.593 km no Brasil, construídos nas mais variadas e difíceis condições de passagem – atravessando fazendas, cidades, montanhas, rios, rodovias. O gasoduto corta cinco estados e 135 municípios brasileiros. Este empreendimento tem investimentos da ordem de US$ 2 bilhões, sendo U$ 1,7 bilhão no Brasil. A obra utiliza tubulações de aço-carbono de 16 a 32 polegadas de diâmetro, pesando 540 mil toneladas.
- Quais são as principais reservas brasileiras de gás natural?
Elas estão localizadas na Bacia de Campos (RJ), Bacia de Santos (SP) e Campos de Urucu e Juruá (AM).
- Qual o volume total das reservas brasileiras?
As reservas provadas nacionais são da ordem de 0,33 bilhões de m3. Destacam-se as reservas do Estado do Rio de Janeiro, as recentes descobertas de Santos (no litoral de São Paulo) e do Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Amazonas.
- Quais os dispositivos de segurança dos dutos existentes?
Os dutos são construídos com chapas que recebem vários tratamentos contra corrosão e passam por inspeções freqüentes através de modernos equipamentos e monitoramento à distância. Entre os dispositivos de segurança estão válvulas de bloqueio, instaladas em vários intervalos das tubulações para impedir a passagem de produtos em caso de anormalidades.
- Como o gás natural chega às residências?
O gás natural chega de forma canalizada, através da rede de concessionárias de serviços de distribuição de gás canalizado, como a Comgás.
- O gás natural é distribuído em botijões?
Não. O gás natural é canalizado, transportado através de tubulações. A distribuição também pode ser feita através de cilindros, com o gás em sua forma comprimida (GNC – gás natural comprimido) ou liquefeita (GNL – gás natural liquefeito).
- Como é feito o registro de consumo de gás natural para efeito de pagamento?
O volume consumido de gás é obtido através de aparelhos registradores que calculam o volume em metros cúbicos para todos os consumidores, sejam eles industriais, residenciais, comerciais e outros.
-
|
|
|
|