Conheça o GNV
O gás natural que abastece o seu carro é o mesmo gás canalizado utilizado em residências, comércio e indústria, porém armazenado e transportado sob alta pressão em cilindros especiais. O gás natural veicular é uma mistura de elementos cujo principal componente é o metano (cerca de 90%). Esse gás é extraído de reservas naturais e utilizado largamente como combustível em todo o mundo.
Não confunda: o GNV (Gás Natural Veicular) é diferente do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) em vários aspectos, a começar pela sua composição. Enquanto o GNV é composto basicamente por metano, o GLP é composto por propano e butano. O GNV é normalmente armazenado sob alta pressão na forma gasosa; o GLP (também conhecido como gás de botijão) é armazenado na forma líquida e sob pressões muito inferiores. O uso do GLP é proibido para fins automotivos.
Você sabia?
- Atualmente, aproximadamente 1,2 milhão de carros com gás circulam no país, e esse número vem aumentando rapidamente.
- Você pode encontrar gás natural veicular facilmente. No Estado de São Paulo são mais de 350 postos. Na grande São Paulo, há postos com gás em várias regiões e em vias estratégicas, para você abastecer sem dificuldade. A rede de postos que fornece gás natural veicular vem crescendo rapidamente.
- O kit GNV não altera o combustível original do veículo. Sempre que quiser, você poderá usar gasolina e/ou álcool. É simples: basta acionar um botão no painel – e nem precisa parar o carro.
- O GNV é um combustível seguro. O cilindro de gás é muito mais resistente que o tanque de gasolina e/ou álcool e conta com sistema de segurança adequado.